Manutenção predial



A manutenção predial se resume à conservação e recuperação de um local, preservando suas funcionalidades, desempenho das instalações, e segurança. É uma boa maneira de garantir que tudo continuará funcionando perfeitamente bem.

Geralmente esses serviços são oferecidos por empresas específicas do ramo e prestados por profissionais técnicos especializados nas áreas de elétrica, ar condicionado e serviços civis em geral. Todas as solicitações e atividades contam com o gerenciamento de um time de engenheiros e arquitetos que atuam de maneira estratégica e funcional, a fim de atuar de maneira rápida e eficaz, tratando os problemas em sua fase inicial, reduzindo gastos e transtorno para a edificação.

A manutenção predial pode ser definida em dois tipos: preventiva e corretiva. Sendo importante a atuação em todas as disciplinas, principalmente nas instalações elétricas, hidráulicas e de ar condicionado.

Preventiva

Geralmente é executada de maneira planejada e programada algumas vezes ao ano. É realizada para evitar que adversidades aconteçam. É fundamental para a preservação, prolongamento da vida útil da edificação e, até mesmo, para valorização da mesma. Nela são tomadas ações antecipadas, de maneira a evitar acidentes, desgastes nas instalações, acontecimentos inesperados, interrupção de serviços e intervenções emergenciais. Temos, como exemplo, limpeza de caixa d’água, tratamento de infiltrações, limpeza de calha, checagem no sistema de climatização, hidráulico e elétrico.



preventiva

Corretiva

Sendo totalmente o oposto da manutenção preventiva, acontece de maneira totalmente inesperada. Nela ocorre a correção de problemas não tratados antecipadamente que podem, inclusive, se agravar por não terem sido tratados em sua fase inicial. Para execução das demandas pode ser necessário o acionamento de equipes emergenciais. Além disso, o corpo técnico atua de forma rápida, com maior quantidade de colaboradores, a fim de diminuir os impactos ocasionados para o cliente e na rotina da edificação. Temos como exemplo de manutenção corretiva: Vazamentos, substituição de vidros quebrados, pintura, tratamento de rachaduras e reparos em pisos e calçadas.



preventiva

Serviços hidráulicos

É um serviço essencial para abastecimento de água e destinação adequada do esgoto na edificação.
Geralmente o sistema é desenvolvido de acordo projeto hidráulico, que dimensiona a quantidade de água e pressão suficientes para atender todas as peças de utilização e aparelhos sanitários da edificação, que também prevê a coleta e destinação correta das águas pluviais e servidas.
Como novas instalações hidráulicas podemos classificar a instalação de caixa d’água, execução das tubulações de água fria e coleta de esgoto, destinação de água pluvial; Bem como a instalação de louças, metais e acessórios e toda a manutenção destes serviços podem ser classificados, troca ou reparo de tubulação por vazamento, boias, conexões, substituição de louças, acessórios e metais. Assim como ajustes e reparos das mesmas.



preventiva

Serviços elétricos

As instalações elétricas são uma importante etapa na execução de uma obra independente do segmento e, quando não realizada da maneira correta, podem ocasionar diversos riscos à edificação, inclusive, à vida.
Quando a edificação está em construção, os serviços são iniciados com a instalação de todo sistema de alimentação elétrico, desde a implantação do quadro elétrico, até a instalação dos sistemas de iluminação, alarme, entre outros; tudo de acordo com o projeto elaborado pelo engenheiro elétrico.
Tratando-se de manutenção, a atuação é iniciada pela avaliação de todas as instalações e, posteriormente, a correção de eventuais problemas.
A manutenção elétrica atua tanto nos reparos na construção do edifício, quanto em casos de desgastes ocasionados pela utilização cotidiana.
Um exemplo de manutenção predial elétrica inclui diversas atividades, como a passagem de cabeamento para atender novas instalações, bem como a substituição e adequação de painéis elétricos, disjuntores, luminárias, tomadas e interruptores. Essas ações são essenciais para garantir a segurança e a eficiência do sistema elétrico da edificação.



preventiva

Ar condicionado

O projeto de climatização de uma edificação, é elaborado de acordo às necessidades do ambiente; a partir da área são determinadas quais técnicas serão utilizadas, bem como o sistema e capacidade do equipamento.
Quando se trata de uma obra de implantação, todo o espaço é avaliado para dimensionamento das grelhas, difusores, quantidade de equipamento e materiais de infraestrutura a serem utilizados, tudo isso para garantir a eficiência das instalações.
Nos casos de manutenção preventiva, são realizadas vistorias periódicas, onde são efetuadas trocas de filtros, limpeza e ações necessárias para conservação do estado dos equipamentos. Já a manutenção corretiva se aplica quando ocorrem eventuais problemas nos equipamentos, avarias, e paradas inesperadas.
Nestes casos, haverá sempre uma equipe agilizando o reparo e garantindo o bom funcionamento dos equipamentos.
Todas estas ações são realizadas a fim de garantir uma boa qualidade do ar interno aos ocupantes dos ambientes climatizados.



preventiva



EXCELÊNCIA NA CONSTRUÇÃO HÁ + DE 16 ANOS

  • EFT Internet